s
arrumando...

PARIS É UMA FESTA!

4 de junho de 2009

Gente… estamos tão cansados… vocês nem imaginam. Nem sei o que conto hoje aqui ara vocês… Ah já sei! Ontem foi a primeira vez que (durante as férias) eu pensei em CASAMENTO novamente. Fui visitar no Louvre uma parte que não vi da outra vez que estive lá: Os apartamentos de Napoleon III. Um espetáculo!!! Lembrei imediatamente da minha querida noiva Bianca Marques, que se casa em 10/10/09. Fotografei todos os lustres pra você, querida!!! Imagine só um casamento nesse cenário! 🙂


Piano lindíssimo!


Olha os “lounges” da época! 🙂


A mesa de jantar para a família. 🙂

E por falar em Louvre… bem… a Monalisa já está meio manjada, né? Não vou desdenhar, pelo contrário, adoro! É o papel de parede do meu iphone! 🙂 Mas eu não entendo porque a Monalisa é tão disputada quando há tantas outras pinturas tão maravilhosas quanto….

Até me lembrei da minha madrasta, quando tentou me explicar a importância da Monalisa. Eu devia ter uns 10 anos e fomos numa exposição sobre Da Vinci que houve no Rio, com réplicas de suas invenções e pinturas. Eu perguntei: “Lena, por que esse quadro é tão famoso?” Nossa… eu não vou lembrar com detalhes agora da explicação dela, mas eu me lembro que me arrependi de ter perguntado. hahahahaha

Tudo bem… não sou profunda conhecedora de arte e pintores franceses, italianos e etc. Só que a gente aprende criancinha quem pintou a Monalisa. Já outros quadros tão maravilhosos ficam em segundo plano. É meio injusto isso. No tempo da escola também sempre me deparava com esta imagem nos livros de História:

Para mim esta é uma das obras IMPERDÍVEIS do Louvre. Na minha opinião, o quadro mais bonito! Quem pintou foi Jacques-Louis David, em 1807, e o evento retratado é a Consagração de Napoleão e coroação da Imperatriz Josefina, que aconteceu na Catedral Notre-Dame em 2 de dezembro de 1804. (anotei tudo!!!! :-))) Ufa… haja tempo nisso…..

Fiquei ali observando todos os detalhes! É de impressionar.


Olha o detalhe do sapatinho de Napoleão. Na verdade, acho que não era bem um sapato e sim meiões super decorados. 🙂
Olha o detalhe dos bordados na tunicas…
… o detalhe da almofadinha caída no chão….


As expressões…

O Louvre ainda tem muitas outras coisas legais, é realmente um Museu que TODOS devem ir pelo menos uma vez na vida.

Tem uma exibição de fotografias que acho que é recente. São fotos tiradas entre 1938 e 1947, quando o Louvre retirou suas principais obras a fim de protege-las da Guerra. São fotos sensacionais!!! Funcionários trabalhando com todo cuidado para remover a venus de Milo, a Monalisa, a Vitória de Samotrácia. Infelizmente era uma área em que não podia fotografar, e como eu sou muito certinha para essas coisas e morro de medo de ser chamada atenção em Museu, fiz uma bem escondida proque não resisti. 🙂 Procurei reproduções na Internet e também achei muito pouco e quase nada. Achei esta da Vitória de Samotrácia.


Esta foi a foto que tirei “escondido”.

Muitas fotos mostravam a retirada dos quadros e em seguida os corredores vazios, somente com molduras soltas. São lindas lindas…. Não sei se essa exposição será mantida como fixa, mas espero que sim. E quando vierem ao Louvre, não deixem de ir ver.


Louvre Medieval


Ramses


Um Moai da Ilha de Páscoa


A Vitória de Samotrácia

Hoje decidimos acordar mais tarde e então fomos a Notre-Dame, que é super perto do meu hotel. Fomos caminhando. A catedral é lindíssima. Tudo que é assim muuuito muito muuuuuito antigo me impressiona demais. E fiz uma foto que vai ficar para a história! Alexandre sendo devoto e colocando moedinha pra igreja. 🙂

Voltamos caminhando pelas ruas estreitas das redondezas, cheias de restaurantes, barraquinhas de crepe, lojas de souvenir (ao estilo do Saara) até que deparamos com um cartaz bem grande: FONDUE!!!! Analisamos o menu e entramos. Que maravilha! Muito mais gostoso que a Casa da Suiça ou Hansl (ambos no Rio). Eu estava meio tristonha porque queria ir a Montmartre (ontem papai tinha me dito que lá havia restaurantes brasileiros e eu estou em crise de abstinência) e Alexandre não queria ir. Mas valeu a pena achar o fondue! E tomamos um vinho rosé! Hummmm….. foi delicia!!!

Bem…. acho que vou ficando por aqui. Já falei muito. Tem muitas fotos e fica difícil selecionar, mas acho que deu para ilustrar tudo o que eu queria dizer. Já são 3:20 da manhã aqui (até hoje não me acostumei com o fuso) e preciso terminar de arrumar as malas. Estou indo para o sul tirar férias das férias. hahahahaha Vou encontrar minha amadíssima amiga Fabiola, que me enche de saudades há 11 anos. Vou fazer um ensaio de grávida dela e espero que fique LINDO! Não vejo a hora de encontrá-la.

Ah… vou terminar com uma última fotinho tirada esses dias no metrô. A intenção era fotografar um “vendedor ambulante”. Porque no Brasil eles entram vendendo canetinha! Aqui eles vendem música. E são ótimos!

Beijinhos!

PS.: Não falei com papai e mamãe hoje e estou aqui morrendo! Cadê vocês?????? :-((((

Comente com Facebook

Comentários

    3 comentários

  • Avatar
    Raquel 5 de junho de 2009
    Reply

    Lindos os registros de sua viagem, Fabrícia! (tanto os fotográficos, quanto os escritos – vc tb tem o dom da palavra)
    Curta muito, muito, muito!
    E não se esqueça de que és abençoada, viu? Fique leve!

    OBS: não sei se vc se lembra de mim, mas ano passado eu troquei e-mails com vc de Paris tb, quando conversava sobre o casamento de minha irmã. Lembra? : )

    Bjs!!!

    Bjs!!!

  • Avatar
    Michaela Burn 16 de setembro de 2010
    Reply

    Olá Que nivel de detalhamento temos neste post. inacreditável seu texto. Pintura não é dos assuntos mais fáceis. Mas graças a deus que vim parar aqui Parabéns!

  • Avatar
    Carolina Pires 2 de dezembro de 2010
    Reply

    AHHHH VOU ANOTAR TUDO!!! Porque eu VOU!
    🙂
    OBA!
    beijo

  • Deixe um comentário