s
arrumando...

Minha memória da Catedral Notre-Dame de Paris

15 de abril de 2019

A Catedral Notre-Dame de Paris está em chamas a mais de 3 horas no momento que faço esse post. Então decidi deixar aqui as fotos que eu fiz em 2009, antes que tudo se vá pelo esquecimento dos backups, erros de leitura ou incêndios futuros.

Sabe o que é um coração despedaçado? É o meu agora. Não só por toda a perda histórica que esses incêndios grandiosos envolvem, mas porque as tragédias estão acontecendo num espaço muito curto entre elas. O que será que está acontecendo com o mundo??? Estamos evoluindo, ou não?

Como é que pode um incêndio desse tamanho acontecer nos tempos de hoje?

Como foi que perdemos o Museu Nacional?

Como foi que perdemos a Notre-Dame?

Uma coisa me chamou a atenção assistindo o noticiário. Disseram que por questões de segurança, havia anos que as velas para as preces dos visitantes já não eram mais de cera, e sim eletrônicas. Será mesmo? Em 2009 eu fotografei velas comuns de cera. Inclusive comprei uma para trazer de lembrança para a a minha mãe. Portanto, caso fossem eletrônicas hoje,  isso não era algo tão recente assim. Mesmo assim,  não parece ter sido suficiente para evitar a tragédia.

É simplesmente INACREDITÁVEL.

A Notre-Dame Paris tinha mais de 800 anos! É muito triste olhar essas fotos e pensar que nada disso existe mais!

Ontem fez 2 anos que papai morreu. Revisitar essas fotos me fez mergulhar numa saudade que já não doía tanto mais. Agora pronto, já somatizei tudo.

Papai era historiador e se chamava Emmanuel. O principal e mais antigo sino da Notre-Dame Paris era o le bourdon Emmanuel. 

No final desse álbum de viagem, encontrei várias fotos com papai, logo foi inevitável não bater de frente com a saudade! Ele e mamãe foram me buscar no aeroporto e passamos a manhã juntos abrindo presentes, tirando fotos com as crianças e matando as saudades. Foi um dia super delícia.

Dois anos e perdas tão importantes! Pra mim, pra História, pra toda a humanidade.

🙁

Fabi

 

Comente com Facebook

Comentários