s
arrumando...

Fotografia de Família | Explicando o estilo Newborn LIFESTYLE

22 de julho de 2018

Foi uma ordem natural acontecendo na minha carreira de fotógrafa desde que decidi fotografar casamentos. Ou seja, depois vieram as grávidas, depois os pedidos para fotografar o parto, e logo imediatamente a pergunta: “Você faz fotografia newborn?. A resposta é SIM e NÃO. Portanto, vou explicar a diferença do ensaio newborn como é mais conhecido e o ensaio newborn lifestyle.

Newborn

A fotografia newborn, na mais pura tradução recém-nascido, surgiu no final dos anos 80 com a fotógrafa australiana Anne Geddes e suas produções temáticas com bebês em coleções de cartões e calendários. Foi um sucesso absoluto.


Fotos: Anne Geddes

De lá pra cá muita coisa mudou, mas a tendência nos estúdios de fotografia de família veio crescendo nos últimos 5 anos em larga escala.

Nesse estilo vemos bebês dormindo nus e em posição fetal, ganhando adornos como asas de anjinho, toucas de bichinhos e coroas. Em outras fotos, são colocados em cestos ou suspensos em mantas, embrulhadinhos ou em poses utilizando as mãos.

Há também os pais que projetam nos recém-nascidos seus próprios gostos e aspirações para o futuro: a criança é colocada ao lado de livros, em cima de videogames ou ainda com bolas de futebol e demais artigos esportivos.

É uma fofura, não temos como negar, né? Como não achar um bebê fofo?? Mas existe um outro conceito no qual particularmente eu me identifico mais na minha fotografia, segue abaixo!

Newborn Lifestyle

Em todo evento de família, meu olhar sempre preferiu os momentos mais verdadeiros, naturais e espontâneos. Para os bebês, creio mais na beleza dos momentos que a criança vai curtir lembrar e a família se emocionar. Talvez eu tenha escolhido esse caminho pela minha própria experiência. Tenho poucas fotos da minha infância e adoraria ver mais momentos da minha família da época em que “nascíamos” como família. Minha mãe, meu pai, meus irmãos…

O ensaio newborn lifestyle captura o cotidiano do bebê na rotina daquele novo lar, não registra apenas o bebê recém-nascido, mas também um pai e mãe recém-nascidos. Se tem irmãos, o “irmão recém-nascido”, se tem cachorro, o comportamento dele também, enfim,  os anseios de todos. Os sorrisos. O cansaço. O amor.

 Outro ponto relevante nesse estilo é que não precisamos fotografar no 6º ao 15º dia do bebê. Nessas fotos acima o Guilherme estava com 18 dias. Mas também já fotografamos aos 2, 3, 4 meses. E também já fizemos acompanhamento de 3 em 3 meses. O resultado final (o álbum) fica uma DELICIA de ver!

Fotografamos o Romeo aos 4 meses, quando o “pai recém-nascido” , Renato Augusto, já estava na concentração da Copa do Mundo na Rússia.

Vejam outras fotos de ensaios aos 4 meses.

Eu adooooro essa sequência do Joaquim tentando animar a Antônia depois que ele sem querer deu uma cotovelada nela. Ele fez de tudo pedindo perdão e deu um beijinho para ela soltar um sorriso. E funcionou! MUITO LINDO!

Essa outra família que vou mostrar aqui embaixo eu tenho certeza que vai guardar os álbuns PARA SEMPRE! Foram dois álbuns de acompanhamento do Alexandre, filho mais novo do casal. Todos os ensaios foram realizados em casa e vai deixar uma memória muito gostosa. A família está de mudança para Brasília, mas vai ter sempre essa alegria de relembrar o primeiro LAR nos ensaios. Foram tantos acontecimentos e sentimentos nesse ano que passou… os meninos cresceram tão rápido!

Espero que tenham gostado do post!

Eu estava doida para escrever sobre isso de tanto que eu precisava explicar nos emails que eu recebo. Agora é só enviar esse link “explicativo”. E se você quiser, pode compartilhar.

Eu me surpreendia quando as mães me respondiam “Ahhh, é isso mesmo que eu quero!” Por incrível que pareça, muitas mães só conhecem o newborn cru, temático. De fato nem sei se Newborn Lifestyle seria a melhor nomenclatura para esse estilo de fotografia de família. Não precisamos complicar, não é verdade? Fotografia de Família e fim. Pode ser com bebê recém nascido, ou mais crescido. Com avós, irmãos. Enfim. FAMÍLIA. Não importa a fase. FOTOGRAFAMOS FAMÍLIA.

E VOCÊ? Com qual conceito se identifica mais?

Beijo, Fabi ♥

Comente com Facebook

Comentários

Fale comigo no whatsapp!